A avaliação de imóveis deve ser feita, com seriedade, por profissionais que tenham conhecimentos técnico-científicos específicos – engenheiros e arquitetos, com habilitação legal, devidamente registrados e adimplentes, respectivamente, nos Conselhos de Classe (CREA e CAU) – e que utilizem como referência as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Existem muitas situações do cotidiano onde há necessidade de avaliar imóveis como, por exemplo, na determinação de valores de seguros, garantias bancárias, desapropriações, indenizações, inventário (contábil e para famílias e sucessões), partilha de bens, valor locativo e de compra e venda.
Na Spiralight Consultoria, o Laudo de Avaliação de Imóvel é elaborado por Engenheiro Civil, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e Membro Titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape /SP).
Importante salientar que a metodologia escolhida deve ser compatível com a natureza do bem que será avaliado, objetivo, finalidade da avaliação, disponibilidade, qualidade e quantidade de dados de mercado disponíveis. Sempre que possível, é utilizado o método comparativo de dados, para melhor representar a realidade do mercado imobiliário e, independentemente do método utilizado, deve haver base em pesquisa de mercado, considerando-se os preços comercializados e/ou ofertados junto a outros atributos e variáveis que influenciam o valor.
Entre os métodos de avaliação de imóveis, pode-se destacar:
- Método Comparativo Direto : o valor do imóvel é obtido pela pesquisa de mercado, escolha de variáveis, tratamento de dados, comparação de
amostras de dados quantitativos e qualitativos de mercado, relativos a outros imóveis de características similares, onde são considerados
diversos fatores de homogeneização. O valor é calculado por tratamento científico – inferência estatística – em conformidade com as exigências
das normas ABNT NBR 14.653, para obtenção de resultados de qualidade, eficientes e consistentes. - Método Involutivo: calcula o valor de mercado do bem, com base em seu aproveitamento eficiente e modelo de estudo de viabilidade técnico- econômica, que analisa condições de mercado e cenários viáveis para execução e comercialização do produto.
- Método Evolutivo: identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. O valor do imóvel é estimado através da união de métodos, onde são calculados valor do terreno e custo de reedição das benfeitorias. No caso de definição do valor de mercado, é considerado o
fator de comercialização. - Método da Capitalização da Renda: o valor do bem é calculado com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se diversos cenários futuros possíveis e viáveis. É recomendado para avaliação de empreendimentos.


